Agora é a vez dos calçados coloridos.

21/11/2010 22:13
Tênis

Bruno Fraiha/OVALE

Tendência ganha os jovens nas ruas e nos palcos

MICHELLE MENDES
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Depois dos jeans, chega a vez dos tênis coloridos! Eles perderam o padrão e viraram símbolo social mais descolado e sem o apelo esportivo. O novo "astro" não está presente apenas nos pés dos fashionistas e, a cada dia que passa, ganha mais espaço nos closets das crianças e adolescentes.
A novidade está nas cores. Os tênis estão cada vez mais chamativos. Vitrines mostram que roxo, azul, verde, amarelo, laranja, cor-de-rosa, são cores indispensáveis para as novas coleções. Independente do sexo do usuário, elas estão por toda parte do calçado, destacando solados e cadarços, e há modelos com mais de uma cor.
Segundo o vendedor Thiago Watanabe, 19 anos, o consumo do produto aumentou há três anos por influências norte-americanas. Celebridades, jogadores de basquete, vôlei, tênis e até futebol já usavam calçados com cores vibrantes.
"Nossos clientes gostam dos tênis mais coloridos e com cano alto, o que lembra o jogador de basquete Michael Jordan", afirma Watanabe.
A meta da loja é vender 18 sapatos durante o mês, mas segundo Thiago Watanabe, dependendo modelo, a meta é atingida logo na primeira quinzena de vendas.
Tendência.
Para a coordenadora do curso de moda da Univap (Universidade do Vale do Paraiba), Vanessa Mangialardo, essa tendência é facilmente aceita pelas crianças e adolescentes porque, em muitos casos, há um resgate de acontecimentos do passado.
O que antes era visto na Pop Art, por exemplo, se tornou um conceito de moda relacionado ao estilo livre. "Os adolescentes influenciados pela moda usarão pouco o calçado. Já os que aderem por estilo seguem um padrão diferenciado da personalidade", diz.
Apesar dos tênis coloridos serem requisitados pelos adolescentes, os pais não aceitam muito o excesso das cores. Para a maioria, é cor e mistura demais. "Quanto mais contrariados, mais os filhos teimam ao levar o mais chamativo."
Expressão.
A nova tribo explica que as mudança nas roupas e sapatos representam a expressão de humor dessa geração. A diversidade das cores é usada em momentos mais felizes. "Acho lindo essas novas coleções, só não tenho todos porque são caros", disse Daniele Almeida, 16 anos.
Os tênis variam de R$ 129 -- um modelo Nike -- a R$500. Alguns deles podem custar mais caro, dependendo da marca e do modelo.
Pra fazer a cabeça da rapaziada, vários estilistas já desenvolveram suas versões, entre eles Alexandre Herchcovitch, Juliana Jabour, Glórica Coelho, Isabela Giobbi, Marc Jacobs, além das marcas All Star, Nike, Adidas e Diadora.
No final do ano passado, a Nike lançou a linha de tênis Air Force 1 Ronaldinho Gaúcho, o calçado tinha a bandeira do Brasil estampada em cores exageradamente fortes. Antes mesmo de chegaram às lojas, os fãs do jogador fizeram a compra pela internet.
Música.
Bandas internacionais e nacionais pegaram carona no sucesso "colorido". No Brasil, a Banda Cine foi uma das primeiras a lançar o estilo. Outra banda multicolorida é a Restart que até inventou um novo estilo musical para defini-los: o Happy Rock.
Dessa vez, calça e camisa não precisam combinar com o tênis. Não importa a marca e o estilo, o look exige criatividade. O importante é que os pés estejam bem coloridos para conquistar, com sucesso, o visual pra lá de divertido!


https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96385609
Crie um site gratuito Webnode